segunda-feira, 17 de setembro de 2012

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Disponivelhttp://blogdaconsola.blogspot.com.br/2012/07/curriculo-escolar-e-concretizacao-do.html
 Por Maria da Consolação Pereira Vieira

A escola deve proporcionar ao seu alunado um ambiente prazeroso de estudar, fazer amigos, criar laços estar sempre aberta ao diálogo quando se fizer necessário, inovar sempre e renovar suas práticas pedagógicas. Organizar uma escola não é uma tarefa fácil e gera preocupação maior quando o assunto é o currículo. O gestor da escola precisa se atualizar em cursos de capacitação. É necessário conhecer sua comunidade e inteirar-se de suas festividades para construir um projeto político pedagógico, juntamente com todos os profissionais da escola formando parcerias que atenda à sua comunidade escolar tornando-o muito atrativo. A princípio a escola deve organizar um questionário onde serão pesquisados os anseios e desejos das crianças, também dos responsáveis das mesmas. Após o levantamento das questões mais cotadas fazer uma análise detalhada e que atenda a maioria e a partir daí organizar o currículo anual. A proposta curricular para o ensino das séries iniciais: Educação Infantil 1º ano ao 5º anos devem atender as exigências da LDB, Secretaria de Educação Estadual, Parâmetros Curriculares Nacionais e toda comunidade escolar. Com propostas inovadoras o currículo elaborado deve ser analisado exaustivamente de vez em quando para que seja modificado conforme a necessidade do alunado. Cada seguimento da comunidade escolar tem sua importância na formulação e organização do currículo. O currículo é dividido em disciplinas que são: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ensino religioso (Formação Humana) e Artes, porque as orientações legais assim os exigem, como também temos no Brasil em geral uma forte tradição no sentido de pensar o currículo dessa maneira. Se a escola tem compromisso em ensinar e promover o conhecimento ela precisa organizar espaços para que o ensino-aprendizagem aconteça. Para isso deve haver critérios de avaliação pensar e repensar estes critérios favorecendo sempre o educando e promovendo o alunado em todos os sentidos, educando-o para a vida fazendo com que ele seja um cidadão consciente. Os professores se reúnem com a presença do pedagogo em grupos organizando projetos audaciosos, trocando idéias refletindo sua prática pedagógica  corrigindo as falhas, refazendo suas aulas proporcionando a seus alunos clareza em seus objetivos . Freqüentar cursos de capacitação se faz necessário porque o mundo está mudando rapidamente e o alunado se torna muito exigente também. Fazer um curso superior é exigência primordial para todo profissional da educação ao iniciar uma carreira bem-sucedida e ser valorizada por isso também.  Confeccionar jogos interessantes com foco na ludicidade, organizar atividades que interagem com todas as disciplinas. A sala de aula deve proporcionar à classe, um ambiente favorável à alfabetização e facilidade na compreensão dos conteúdos ministrados.  O pedagogo precisa ficar atento as dificuldades que poderão surgir e estar preparado para futuras orientações e dissoluções dos problemas existentes entrando em contato com os familiares formando uma parceria entre escola-professor e família. O aluno que é o sujeito de sua aprendizagem precisa ser interessado em seu sucesso pessoal e cumprir em tempo hábil as atividades propostas com capricho, seriedade e responsabilidade. Os responsáveis pelos alunos teem um papel muito importante que é cobrar do aluno em todo o tempo no decorrer do ano letivo , cooperando , ajudando em suas dificuldades amparando-os e fornecendo os materiais necessários para as aulas. Enfim, todos devem se conscientizar que se um profissional falha todos devem estar envolvidos para que ele se recupere e corrija com humildade o seu erro. Produzir conhecimento na escola é fundamental para o aluno porque ele é o ator principal do seu processo ensino-aprendizagem. Construir uma escola de qualidade é o sonho de todos que nela trabalham, mas é necessário que haja: amor, união, paixão, compromisso, muito estudo, reflexão, transparência e muita criatividade.

Sou formada em letras pela Universidade Monsenhor Messias em Sete Lagoas, pós-graduada em Leitura e Literatura pela Universidade de Pedro Leopoldo e Inspeção escolar pela Faculdade Noroeste de Ipatinga. Atualmente trabalho nas redes: Estadual de Minas Gerais e Prefeitura de Ribeirão das Neves, atuo nas séries iniciais do ensino fundamental.

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