Por Maria da Consolação Pereira Vieira
A escola deve proporcionar ao seu
alunado um ambiente prazeroso de estudar, fazer amigos, criar laços estar
sempre aberta ao diálogo quando se fizer necessário, inovar sempre e renovar
suas práticas pedagógicas. Organizar uma escola não é uma tarefa fácil e gera
preocupação maior quando o assunto é o currículo. O gestor da escola precisa se
atualizar em cursos de capacitação. É necessário conhecer sua comunidade e
inteirar-se de suas festividades para construir um projeto político pedagógico,
juntamente com todos os profissionais da escola formando parcerias que atenda à
sua comunidade escolar tornando-o muito atrativo. A princípio a escola deve
organizar um questionário onde serão pesquisados os anseios e desejos das
crianças, também dos responsáveis das mesmas. Após o levantamento das questões
mais cotadas fazer uma análise detalhada e que atenda a maioria e a partir daí
organizar o currículo anual. A proposta curricular para o ensino das séries
iniciais: Educação Infantil 1º ano ao 5º anos devem atender as exigências da
LDB, Secretaria de Educação Estadual, Parâmetros Curriculares Nacionais e toda
comunidade escolar. Com propostas inovadoras o currículo elaborado deve ser
analisado exaustivamente de vez em quando para que seja modificado conforme a
necessidade do alunado. Cada seguimento da comunidade escolar tem sua
importância na formulação e organização do currículo. O currículo é dividido em
disciplinas que são: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História,
Ensino religioso (Formação Humana) e Artes, porque as orientações legais assim
os exigem, como também temos no Brasil em geral uma forte tradição no sentido
de pensar o currículo dessa maneira. Se a escola tem compromisso em ensinar e
promover o conhecimento ela precisa organizar espaços para que o
ensino-aprendizagem aconteça. Para isso deve haver critérios de avaliação
pensar e repensar estes critérios favorecendo sempre o educando e promovendo o
alunado em todos os sentidos, educando-o para a vida fazendo com que ele seja
um cidadão consciente. Os professores se reúnem com a presença do pedagogo em
grupos organizando projetos audaciosos, trocando idéias refletindo sua prática
pedagógica corrigindo as falhas, refazendo suas aulas proporcionando a
seus alunos clareza em seus objetivos . Freqüentar cursos de capacitação se faz
necessário porque o mundo está mudando rapidamente e o alunado se torna muito
exigente também. Fazer um curso superior é exigência primordial para todo
profissional da educação ao iniciar uma carreira bem-sucedida e ser valorizada
por isso também. Confeccionar jogos interessantes com foco na ludicidade,
organizar atividades que interagem com todas as disciplinas. A sala de aula
deve proporcionar à classe, um ambiente favorável à alfabetização e facilidade
na compreensão dos conteúdos ministrados. O pedagogo precisa ficar atento
as dificuldades que poderão surgir e estar preparado para futuras orientações e
dissoluções dos problemas existentes entrando em contato com os familiares
formando uma parceria entre escola-professor e família. O aluno que é o sujeito
de sua aprendizagem precisa ser interessado em seu sucesso pessoal e cumprir em
tempo hábil as atividades propostas com capricho, seriedade e responsabilidade.
Os responsáveis pelos alunos teem um papel muito importante que é cobrar do
aluno em todo o tempo no decorrer do ano letivo , cooperando , ajudando em suas
dificuldades amparando-os e fornecendo os materiais necessários para as aulas.
Enfim, todos devem se conscientizar que se um profissional falha todos devem estar
envolvidos para que ele se recupere e corrija com humildade o seu erro.
Produzir conhecimento na escola é fundamental para o aluno porque ele é o ator
principal do seu processo ensino-aprendizagem. Construir uma escola de
qualidade é o sonho de todos que nela trabalham, mas é necessário que haja:
amor, união, paixão, compromisso, muito estudo, reflexão, transparência e muita
criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário